Festa da Divina Misericórdia

“O Meu Coração se alegra com essa Festa”

Jesus. Diário, 998.

As aparições

Existem 23 aparições de Faustina em relação a esta festa. A partir disso, podemos deduzir a importância desta festa, que também está ligada a algumas promessas que o próprio Jesus fez. Encontramos a primeira aparição a respeito desta festa imediatamente depois e ligada ao aparecimento de Plock em 22 de fevereiro de 1931, eis as palavras do Salvador:

“Eu desejo que haja a Festa da Misericórdia. Quero que essa Imagem, que pintarás com o pincel, seja abençoada solenemente no primeiro Domingo depois da páscoa e esse Domingo deve ser a Festa da Misericórdia”.

Jesus. Diário, 49.

Pedido que será posteriormente confirmado:

“Desejo que o primeiro domingo depois da Páscoa seja a Festa da Misericórdia”.

Jesus. Diário, 299.

A magnitude e a importância dessa festa também são evidentes na aparição recebida no domingo em Albis, em 28 de abril de 1935, quando a imagem do Jesus Misericordioso foi exibida publicamente pela primeira vez:

Quando estava terminando a celebração, e o sacerdote segurou o Santíssimo Sacramento para dar a bênção, vi Jesus tal como está pintado na Imagem. O Senhor deu a Sua bênção, e os dois raios espalharam-se pelo mundo inteiro. Então, vi uma claridade impenetrável sob a forma de uma casa de cristal, tecida de ondas de claridade inacessível a qualquer criatura ou espírito. A essa claridade conduziam três portas. Nesse momento, Jesus, como aparece na Imagem, entrou nessa claridade – pela segunda porta, no interior da Unidade. É a Unidade Trina que é inconcebível, que é o Infinito. Então ouvi a voz: Essa Festa saiu do mais íntimo da Minha misericórdia e está aprovada nas profundezas da Minha compaixão. Toda alma que crê e confia na minha misericórdia irá alcançá-la. – Eu me alegrava imensamente com a bondade e a grandeza do meu Deus.

Diário, 420.

É una festa, o Senhor dirá, que deve ser

refúgio e abrigo para todas as almas, especialmente para os pecadores.

Jesus. Diário, 699.

Em 1937, Jesus chamou a festa da Misericórdia de “a última tábua de salvação” (Diário 965) dada à humanidade para que ela não pereça.

Promessas

As promessas dizem respeito à remissão total de pecados e sanções e à doação de inúmeras outras graças. Nós encontrá-los no diário em 3 passos:

“Aquele que nesse dia se aproximar da Fonte da Vida, alcançará perdão total das culpas e penas”.

Jesus. Diário, 300.

“Desejo que a Festa da Misericórdia seja refúgio e abrigo para todas as almas, especialmente para os pecadores. Neste dia, estão abertas as entranhas da Minha misericórdia. Derramo todo um mar de graças sobre as almas que se aproximam da fonte da Minha misericórdia. A alma que se confessar e comungar alcançará o perdão das culpas e das penas. Nesse dia, estão abertas todas as comportas divinas, pelas quais fluem as graças. Que nenhuma alma tenha medo de se aproximar de Mim, ainda que seus pecados sejam como o escarlate”.

Jesus. Diário, 699.

“Desejo conceder indulgência plenária às almas que se confessarem e receberem a Santa Comunhão na Festa da Misericórdia.”

Jesus. Diário, 1109.

Solicitações

Para o dia da festa, Jesus faz pedidos a Santa Faustina e indiretamente a cada um de nós:

  1. Preparação através da novena à Divina Misericórdia: Em dezembro de 1936, Faustina recebeu o compromisso de recitar uma novena que começaria na Sexta-Feira Santa dizendo-lhe “através desta novena concederei às almas toda espécie de graças” (Diário 796). Este compromisso também foi confirmado na Sexta Feira Santa de 1937 (Diário 1059).
  2. Culto público da Imagem Sagrada: com exposição, veneração pública (Diário 88) e a bênção solene da Imagem (Diário 49; 341; 742).
  3. O compromisso de interceder nesse dia pelas almas necessitadas: “na Minha Festa – na Festa da Misericórdia – percorrerás o mundo inteiro e trarás as almas que desfalecem para a fonte da Minha misericórdia. Eu as curarei e fortalecerei” (Diário, 206).
  4. Um pedido especial para os sacerdotes falarem da Divina Misericórdia naquele dia: “pede ao meu servo fiel que, nesse dia, fale ao mundo inteiro desta Minha grande Misericórdia” (Diário, 300); “nesse dia, os sacerdotes devem falar às almas desta Minha grande e insondável Misericórdia” (Diário, 570).

O significado da festa

O significado desta festa está ligado ao mistério pascal. “O mistério da redenção está inseparavelmente ligado ao mistério do amor misericordioso” (Santa Faustina e a Divina Misericórdia, padre Andrzej Witko); por isso a Festa da Divina Misericórdia é adequadamente concebida como o coroamento da Oitava Pascal. Agora a redenção, como observou o Padre Sopoćko, é derramada sobre a Igreja por meio dos sacramentos do batismo e da penitência. O sacramento do batismo é expresso pelo fato de que no domingo em Albis ou “branco” os recém-batizados foram à igreja vestindo o manto branco receberam a vigília da Páscoa em memória e renovação da pureza batismal. A graça da remissão total de pecados e penalidades é de fato um segundo e um novo batismo.

Esta renovação é conferida pela Confissão, cuja instituição é lida precisamente no evangelho do domingo em Albis, que por sua vez é representado pela imagem de Jesus Misericordioso.

A história da instituição da Festa

Quem desde o início se moveu para aprovar a celebração foi o beato Sopoćko, que, no entanto, logo se deparou com grandes dificuldades. A primeira se deve ao fato de que não havia o costume de instituir uma solenidade para um único atributo de Deus, por que misericórdia e não sabedoria ou justiça ou onipotência? É interessante notar que São Tomás de Aquino já escreveu que a misericórdia é o maior atributo de Deus (Summa II-II, q 30, a 4). Outros se opuseram à escolha do segundo domingo de Páscoa, pois este dia não poderia admitir outras celebrações. Outros viram esse culto como uma repetição daquele do Sagrado Coração. Outros ainda viam nesse culto uma forma de nacionalismo polonês também pelas cores dos raios presentes na Imagem.

No entanto, segundo Sopoćko, esta festa já foi estabelecida por Pio IX com um decreto de 8 de maio de 1855 “, acrescentando a indulgência plenária. Além disso, esta festa já era celebrada há alguns séculos como solenidade patronal na igreja da Divina Misericórdia de Cracóvia ”. Também o encontramos no Diário, quando Faustina diz a Jesus que esta festa já existe, e responde “quem é que se informa ao povo? Ninguém e mesmo aqueles que têm que proclamar … muitas vezes eles não sabem. Por isso, desejo que esta imagem seja abençoada solenemente no primeiro domingo após a Páscoa e receba culto público para que todos sejam informados (Diário 341).

O próprio Sopoćko, a pedido de Faustina de ir ao Santo Padre, respondeu que não era apropriado e que era necessário “preparar o terreno com antecedência”. Ele próprio trabalhou para este fim com a publicação do livro Milosierdzie Boze em 1936 e com artigos como “a ideia da misericórdia divina na liturgia” (na revista litúrgica Mysterium Christi). Em julho de 1937, Sopoćko apresentou o pedido de estabelecimento da festa durante um congresso mariológico em Vilnius, mas o arcebispo discordou porque este pedido era para ele em contraste com a ordem de introdução de novos cultos da Santa Sé. Posteriormente, Sopoćko também apresentou o pedido ao núncio Francesco Cortesi. Entretanto, em 1938, Faustina morreu e Sopoćko continuou a trabalhar encorajado pelas últimas cartas do Santo. Imediatamente após a morte do santo, em 26 de novembro ele entregou aos bispos da Conferência Episcopal Polonesa uma obra que explicava os argumentos a favor da instituição desta festa por razões estritamente teológicas, sem referência às revelações particulares de Faustina. Em 1939, ele até foi para Roma, mas sem sucesso. Enquanto isso, a devoção se expandia cada vez mais. Também foram publicadas outras obras sobre a festa, como “para a festa do Misericordioso Salvador” (1947). Pela primeira vez em 16 de abril de 1944, a Festa da Misericórdia foi celebrada solenemente em Cracóvia-Lagiewniki. Em 1946, os bispos poloneses apresentaram um pedido de aprovação da festa à Santa Sé e em 51 o Arcebispo Baziak concedeu 7 anos de indulgência plenária para aqueles que visitaram o convento de Lagiewniki durante a festa. Este primeiro florescimento do culto, no entanto, foi abruptamente interrompido por um decreto do Santo Ofício de 19 de novembro de 1958 que excluía a possibilidade de instituir esta festa. Pouco depois de 6 de março de 1959, uma notificação do Santo Ofício proibiu a divulgação do culto da Divina Misericórdia segundo as revelações de Faustina. Foi preciso esperar a revogação de 1978 para tentar restabelecer o culto. Desde 1985, o Segundo Domingo de Páscoa estava ligado em Cracóvia ao culto da Divina Misericórdia. Em 1993, os bispos poloneses dirigiram um pedido a João Paulo II para a instituição da festa, que foi respondido por um decreto de 23 de janeiro de 1995, no qual a Santa Sé concedeu a celebração na Polônia. A coroação ocorreu em 2000, com a canonização de Faustina no segundo domingo após a Páscoa, em 30 de abril de 2000 com o anúncio de São João Paulo II de que a partir daquele dia teria sido o Domingo da Divina Misericórdia (decreto assinado em 5 de maio pela Congregação para o Culto Divino).

É interessante notar que esta solenidade é a única junto com a do Sagrado Coração cujo nascimento foi motivado por revelações privadas. A Igreja quis institucionalizar esta festa na Liturgia universal porque, na realidade, se percebeu que a mensagem privada recebida pelo santo polonês nada mais faz do que referir-se à mensagem essencial de nossa fé cristã ou da Divina Misericórdia.